quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Síntese do Livro "A REVELAÇÃO" série o contador de histórias e outras histórias da matemática.



Trambaiolli Neto, EGIDIO, 1959 - A REVELAÇÃO, 2 Ed. – São Paulo: FTD, 1999. – (Série o contador de histórias e outras histórias da matemática)

Síntese por: Ricardo Alexandre NEVES

Após iniciarem suas férias, e, depois de uma visita curiosa a uma cigana, um grupo de crianças foi desafiado a uma aventura através do tempo com Chronos ‘o senhor do tempo’. Porém o destino de cada uma das incursões pelo tempo, teria que ser descoberta através das habilidades matemáticas de cada um dos viajantes.
Desvendando a matemática em objetos e símbolos, os viajantes desvendavam segredos e coordenadas que levava-os aos acontecimentos que de alguma forma interferiam no destino de toda a humanidade, sua tarefa era simples: Viajar no tempo e salvar a humanidade.
E assim aconteceu: através de números primos, potenciações, sistemas de numeração, fórmulas e lógica matemática, fatoração, operações envolvendo frações, conjuntos numéricos e operações matemáticas foi possível que os viajantes fizessem relações. Dessa forma puderam intervir em batalhas épicas travadas no decorrer do tempo e influenciar em acontecimentos como a derrota do Minotauro, o império de Gengis Khan, a batalha de Pearl Harbor, e em acontecimentos históricos como a queda do Blimp na Alemanha e ascensão da Civilização Asteca.
Por fim as crianças cumprem o seu papel ao lado do Senhor do Tempo, e entendem como os conhecimentos e relações matemáticas estão relacionadas a absolutamente tudo, e que tempo e espaço existem graças a ela.
Rio do Sul, 29, de Outubro de 2012.

Um comentário: